segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Relatórios

Relatório das atividades das páginas 64, 65, 66, 67– AA4 – Brincando de quebra-cabeça

Os alunos dividiram-se em duplas e receberam os textos recortados para que pudessem montá-los. As duplas montaram os textos rapidamente. Depois disso, foram lidos os trechos dos textos montados e discutido um pouco sobre cada um. Foram questionados de como conseguiram achar os títulos corretos e responderam que foi devido a algumas palavras que tinham nos textos e remetiam ao título. Em seguida, os alunos responderam as questões sobre o que significava para eles a referência Almanaque Abril e conversaram um pouco sobre cinema. Discutiram sobre o avanço da tecnologia e de como hoje as produções são mais sofisticadas. Receberam o texto “Cinema” na íntegra e leram com bastante atenção, já que o assunto os interessa bastante. Durante a leitura os alunos destacaram palavras que não haviam entendido o significado. Lendo o contexto, as palavras foram entendidas, mesmo sem o auxílio de um dicionário. Os pontos principais de cada parágrafo também foram destacados e os conectivos. Com base nestas anotações os alunos fizeram um resumo do texto sem apresentar muitas dificuldades, pois já haviam destacado os pontos principais. Foi uma atividade bastante interessante para os alunos. A turma participou bastante, mas reclamou um pouco na hora de realizar o resumo.


Professora: Sarah Terezinha Almeida de Oliveira
Série aplicada: 7ª
Escola: Municipal de Ensino Fundamental “Maria Ruth Raymundo”

Relatório das atividades da página 15 – AA4 – Ler para compreender

No primeiro momento os alunos leram o texto sobre Antônio e foi discutido sobre as informações contidas numa bula de remédio. Na aula anterior havia sido solicitado que os alunos trouxessem uma bula de um antitérmico. Com as bulas em mãos, dividiram-se em duplas; cada dupla deveria destacar as partes mais complicadas do texto. Depois, as mais fáceis. Em seguida, cada dupla expôs suas escolhas e leu as partes mais complicadas para todos da classe. A turma passou uma grande parte do tempo discutindo sobre a importância de compreender uma bula de remédio e chegaram a conclusão que algumas poderiam ser mais simples. Também concluíram
que a composição do remédio é importante para que pessoas alérgicas a algum tipo de componente possam ter certeza do que estão tomando. Depois de um período de troca de ideias, os alunos escreveram um bilhete para Antônio, explicando como ele deveria tomar o antitérmico, consultando na posologia. Esta foi uma atividade que os alunos gostaram muito, pois é algo que vem ao encontro de sua vida cotidiana.



Professora: Sarah Terezinha Almeida de Oliveira
Série aplicada: 7ª
Escola: Municipal de Ensino Fundamental “Maria Ruth Raymundo”

Nenhum comentário:

Postar um comentário