segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Atividades aplicadas

ATIVIDADES APLICADAS – GESTAR II


Turma: 8ªs séries
Escola: CMEF Dr. Décio Gomes Pereira
Professora: Janie T. Diefenthaeler


Objetivos

· Identificar semelhanças entre os textos;
· Interpretar os mesmos;
· Responder as atividades propostas.


Procedimentos

1. A professora passou no quadro os textos “A” – Istambul e texto “B” –Comida da página 59, versão do aluno, AAA4, unidade 15.
2. Após comentários gerais sobre os dois textos, os alunos copiaram as questões de interpretação, procuraram responder individualmente.
3. Depois da atividade realizada, reuniram-se em grupos para trocar ideias e reorganizar suas respostas.
4. Passaram a limpo e entregaram por grupos.


Comentários

1. Pude perceber que, para a realização da atividade, é necessária a interferência do professor. Os alunos apresentam bastante dificuldade no que diz respeito ao sentido conotativo ou, se denotativo, de uma realidade distante da sua.
2. Para a realização dessa atividade, levamos 04 horas aula.







ATIVIDADES APLICADAS – GESTAR II


Turma: 8ªs séries
Escola: CMEF Dr. Décio Gomes Pereira
Professora: Janie T. Diefenthaeler


Objetivos

· Desenvolver a imaginação;
· Fazer inferências a uma frase ou expressão;
· Realizar as atividades propostas.


Procedimentos

1. A professora escreveu no quadro – “O BRASIL É UM PAÍS MARAVILHOSO”, atividade esta proposta na aula 5, página 61, do livro AAA4 versão do aluno; unidade 15.
2. Pedi para os alunos que imaginassem o que pensariam ao ver essa frase num outdoor.
3. Surgiram inúmeras ideias, todas elas negativas.
4. Depois fui levando-os a imaginarem diferentes situações.
5. Eles entenderam que não são só coisas ruins que temos no Brasil, que também temos coisas boas vistos sob outros prismas.
6. Entreguei-lhes jornais e revistas para que recortassem imagens positivas e negativas.
7. Surgiram inclusive gravuras de outros países, nas quais perceberam que não é só em nosso país que acontecem coisas desagradáveis.
8. Em grupos, eles organizaram painéis com gravuras boas e ruins;
9. Apresentaram-nas à turma, teceram comentários, realizaram questões acerca de momentos vividos pelo povo.
10. Realizamos um Fórum de Debates, o que foi muito produtivo.

OBS.: Essas atividades foram realizadas com 04 turmas, sendo duas com “Texto dentro de outros textos” e duas com “Para descobrir o texto”. A atividade que foi realizada com mais vontade e criatividade foi esta última.

Nenhum comentário:

Postar um comentário