terça-feira, 7 de julho de 2009

Relatório das atividades das páginas 36 a 41 – TP3 – fábula: A cigarra e a formiga.

O primeiro questionamento feito aos alunos foi sobre fábula: perguntei se eles lembravam o que é uma fábula. A maioria respondeu que era uma história em que os personagens eram animais. Alguns ressaltaram que os animais tinham “atitudes de gente” e outros lembraram que as fábulas possuem moral. Passei um pequeno conceito de fábula e em seguida perguntei quais as fábulas que eles lembravam. Citaram várias, mas ninguém se lembrou da fábula que iríamos estudar. Entreguei o texto “ A cigarra e as formigas – a formiga boa” e todos lembraram. Depois de lido, muitos alunos disseram que preferiam a versão que já conheciam, em que a cigarra “se ferrava”. Alguns, portanto, acharam interessante a solidariedade e o reconhecimento da formiga de que a cigarra alegrava seus dias de trabalho. Discutimos bastante sobre a questão trabalho X lazer e a maioria concluiu que o trabalho pode estar relacionado ao lazer, mas que precisamos “nos desligar” em alguns momentos. Em seguida, lemos o segundo texto “A cigarra e as formigas – a formiga má”. A turma ficou dividida entre dar razão para a formiga ou à cigarra. Muitos acharam que a cigarra realmente merecia este castigo por “não ter feito nada o tempo todo”. Outros defenderam que a cigarra estava fazendo o que melhor sabia fazer: cantar. Os alunos criaram uma moral para cada história e depois responderam algumas questões de interpretação, embasados em tudo que já havíamos discutido. O terceiro texto foi entregue: “A cigarra e a formiga”. Alguns alunos reclamaram que era muito texto para ser lido e que já estavam cansados, mas leram da mesma forma. Acharam interessante ser em forma de poesia e perceberam a diferença na sonoridade dos textos. Discutimos um pouco sobre trabalho e coisas que gostamos ou não de fazer. Alguns alunos comentaram que existem coisas que precisam fazer, mas que não gostam. Responderam algumas questões pessoais sobre gostar ou não do trabalho e depois receberam uma folha para responder sobre coisas que gostavam ou não de fazer, contendo quadros com as seguintes questões: O que eu “curto” e faço; O que eu “curto” e não faço; O que eu não “curto” e faço; O que eu não “curto” e não faço. De todas as atividades realizadas, essa foi a que mais gostaram e interagiram. Todos queriam ver as respostas dos colegas e mostrar as suas. No geral, a atividade atingiu seus objetivos, todos os alunos realizaram sem apresentar muitas dificuldades e obtiveram pontos de vista diferente sobre as fábulas.

Professora: Sarah Terezinha Almeida de Oliveira
Série aplicada: 7ª
Escola: Municipal de Ensino Fundamental “Maria Ruth Raymundo”

Nenhum comentário:

Postar um comentário