- Estimular o aluno a diferenciar texto-literário e não-literário;
- Permitir ao aluno a criação de novos textos estimulando sua criatividade;
- Criar condições favoráveis para a melhotia de seu conhecimento
Estratégias
Como o aluno é o "centro do processo educativo", cabe ao professor ser o agente ativo, o mediador entre aluno e conhecimento, responsabilizando-se assim pela sua formação e sua aprendizagem.
Dessa forma, o professor planeja aulas diversificadas a aprtir de estudos realizados nos encontros do gestar II e aplica uma atividade de acordo com sua turma.
Procedimentos
A professora inspira-se nos textos da seção 3-classificando gêneros textuais. faz a leitura da receita convencional, conversa sobre esse tipo de texto, levando-os a comentar sobre o que é uma receita.
Após, lê a receita literária, comenta o texto, conversa sobre ele. Os alunos refletem sobre o que está por trás do texto, tecem comentários e trazem o mesmo para a atualidade.
a professora ainda lê mais um texto literário-que estava planejado para aquela aula-que fechava com a ideia a ser explorada pelos alunos naquele momento. Dá-se início ao trabalho reunindo a turma em trios para a criação de uma receita literária.
Avaliação
A atividade foi realizada em três períodos. Houve participação da turma com muito entusiasmo e vontade. Foram bem criativos e , além da parte escrita, fizeram uma ilustração coerente com o tema.
Plano de aula
Data: 08/06/2009 a 12/06/2009
Séries: 5ª e 6ª
Objetivos
- Desenvolver o hábito da leitura;
- Observar a cópia cuidando da ortografia e acentuação;
- Interpretar textos;
- Pesquisar no dicionário;
- Produzir uma receita literária
Procedimentos:
1) A professora passará no quadro o seguinte texto:
Receita de reinventar presentes
Roseana Murray
Colher braçadas de flores
babus folhas e vencos
e as cores do arco-íris
quando pousam no horizonte
juntar tudo por um instante
num caldeirão de magia
e então inventar um pássaro louco
um novo passo de dança
uma caixa de poesia.
2) Procure no dicionário:
vencos-pousam
3) Responda:
a) Que elementos do poema sugerem que se trata de uma receita?
b) Se comparado a uma receita, o que o poema tem de diferente?
c) Em geral, uma receita se organiza em duas partes: ingredientes e modo de fazer. Se você fosse adequar esse poema a essa forma em que as receitas costumam se apresentar, quais seriam os ingredientes e qual o modo de fazer?
d) Identifique os presentes que podem resultar da receita.
e) Afinal esse texto é um poema ou uma receita? Explique.
f) Escreva uma receita literária como a que a professora leu. Sugestão: receita de felicidade, de um mundo melhor, de sucesso, de um bom aluno, de uma boa escola, de boa educação...
g) Ilustre a receita com desenho ou colagem.
Muito bom, colega!Já tens trabalhado bastante!
ResponderExcluirCom certeza, teu trabalho já está dando frutos!
Valeu, um abraço e sucesso a todo o grupo do Gestar de Sapiranga.