terça-feira, 16 de junho de 2009

Aplicação de aulas Gestar II-Professora cursista Janie Diefenthaeler

Justificativa
A partir de encontros oferecidos pela Secretaria de educação do munícipio em parceria com o MEC, o professor participa dos momentos de formação e após o estudo dos mesmos, aplica algumas técnicas que considera adequadas a turma em que atua na escola.
Essa atividade oferecida vai reformular e construir novos meios que favoreçam a aprendizagem do aluno redescobrindo o potencial nele existente.
Objetivos
  • Estimular o aluno a diferenciar texto-literário e não-literário;
  • Permitir ao aluno a criação de novos textos estimulando sua criatividade;
  • Criar condições favoráveis para a melhotia de seu conhecimento

Estratégias

Como o aluno é o "centro do processo educativo", cabe ao professor ser o agente ativo, o mediador entre aluno e conhecimento, responsabilizando-se assim pela sua formação e sua aprendizagem.

Dessa forma, o professor planeja aulas diversificadas a aprtir de estudos realizados nos encontros do gestar II e aplica uma atividade de acordo com sua turma.

Procedimentos

A professora inspira-se nos textos da seção 3-classificando gêneros textuais. faz a leitura da receita convencional, conversa sobre esse tipo de texto, levando-os a comentar sobre o que é uma receita.

Após, lê a receita literária, comenta o texto, conversa sobre ele. Os alunos refletem sobre o que está por trás do texto, tecem comentários e trazem o mesmo para a atualidade.

a professora ainda lê mais um texto literário-que estava planejado para aquela aula-que fechava com a ideia a ser explorada pelos alunos naquele momento. Dá-se início ao trabalho reunindo a turma em trios para a criação de uma receita literária.

Avaliação

A atividade foi realizada em três períodos. Houve participação da turma com muito entusiasmo e vontade. Foram bem criativos e , além da parte escrita, fizeram uma ilustração coerente com o tema.

Plano de aula

Data: 08/06/2009 a 12/06/2009

Séries: 5ª e 6ª

Objetivos

  • Desenvolver o hábito da leitura;
  • Observar a cópia cuidando da ortografia e acentuação;
  • Interpretar textos;
  • Pesquisar no dicionário;
  • Produzir uma receita literária

Procedimentos:

1) A professora passará no quadro o seguinte texto:

Receita de reinventar presentes

Roseana Murray

Colher braçadas de flores

babus folhas e vencos

e as cores do arco-íris

quando pousam no horizonte

juntar tudo por um instante

num caldeirão de magia

e então inventar um pássaro louco

um novo passo de dança

uma caixa de poesia.

2) Procure no dicionário:

vencos-pousam

3) Responda:

a) Que elementos do poema sugerem que se trata de uma receita?

b) Se comparado a uma receita, o que o poema tem de diferente?

c) Em geral, uma receita se organiza em duas partes: ingredientes e modo de fazer. Se você fosse adequar esse poema a essa forma em que as receitas costumam se apresentar, quais seriam os ingredientes e qual o modo de fazer?

d) Identifique os presentes que podem resultar da receita.

e) Afinal esse texto é um poema ou uma receita? Explique.

f) Escreva uma receita literária como a que a professora leu. Sugestão: receita de felicidade, de um mundo melhor, de sucesso, de um bom aluno, de uma boa escola, de boa educação...

g) Ilustre a receita com desenho ou colagem.

Um comentário:

  1. Muito bom, colega!Já tens trabalhado bastante!
    Com certeza, teu trabalho já está dando frutos!
    Valeu, um abraço e sucesso a todo o grupo do Gestar de Sapiranga.

    ResponderExcluir