terça-feira, 16 de junho de 2009

Trabalho com gênero textual receita

Objetivo
  • Identificar características que levam à classificação de um gênero textual, no caso a receita

Material:

  • Receita culinária"Espaguete com brócolis e tomate seco", sugerida no livro TP3- Gestar II;
  • Receita de como passar de ano, escrita no quadro, pelo professor;
  • Poemas de receitas do fascículo "Ler é Saber"-2008, como sugestões para os alunos.

Metodologia:

O professor entrega uma cópiada receita culinária e faz questionamento oral:

  • O que é o texto recebido? Por quê?
  • Quais são as principais características desse texto?
  • Em que tempo e modo estão os verbos?
  • Qual a finalidade de uma receita?
  • Podemos usar uma receita com outra finalidade (diferente de ensinar a cozinhar) ?

Após o professor escreve no quadro a "receita" de como passar de ano e questiona:

  • O que é esse texto?
  • Podemos chamá-lo de receita?
  • O que os dois textos têm em comum e o que tem de diferente?
  • Qual a finalidade do texto 2, escrito no quadro?

Entrega então, os fascículos do "Ler é Saber"-2008, pede que abram na página 5 e leiam os poemas de receitas e usem como tema para criar uma receita. Orienta que a estrutura de receita culinária deve ser obedecida. O tempo e modo dos verbos também.

Descrição da aula:

Os alunos reconheceram de imediato o gênero receita. Como características principais, a divisão em ingredientes e modo de preparo. E a finalidade, ensinar outra pessoa a cozinhar.

Quanto a questão 5, "Podemos usar uma receita com outra finalidade ( diferente de ensinar a cozinhar)?

Os alunos ficaram em dúvida e a maioria disse que não. Contudo ao verem a receita de passar de ano, eles riram e reconheceram como uma receita.

Leram os poemas do fascículo e sugeriram outros, todos foram aceitos pelo professor. Os alunos escreveram suas receitas sem dúvidas quanto à estrutura e aos verbos. Seus questionamentos eram em relação aos ingredientes, queriam ser mais criativos. Cada um queria fazer a melhor receita.

Avaliação:

Os alunos não demonstraram dificuldade para identificar o gênero receita nem sua finalidade. Duvidaram que pudesse ser usada para outro fim, mas concordaram assim que leram a receita para passar de ano que estava escrita no quadro.

Trabalharam com entusiasmo e trocaram ideias. Vinha mostrar seguidamente, mas suas dúvidas eram se estavam indo bem e como ser mais criativos. Nenhuma dúvida quanto à estrutura ou emprego dos verbos. Analisando as receitas feitas por eles, fica claro o alcance dos objetivos. E destaca que o maior problema foi erro ortográfico.

Conclusão:

A aula foi muito divertida e todos participaram.

Receita criada pela aluna Marilce G. Santos da turma 614

Dor de amor

Ingredientes:

  • Dipirona
  • Colo de mãe
  • Amigos
  • Desabafar
  • Lenço
  • Não passar rímel

Modo de preparo:

Misture o primeiro ingrediente com o último, vá a casa de sua melhor amiha desabafe com ela, arrume-se bem e vá procurar a pessoa amada para tentar se reconciliar e conversar e assim curar sua dor de amor e não gastar todos os lenços do supermercado.

Receita criada pelo aluno Filipe

Receita da felicidade

2 colheres de alegria

2 colheres de inspiração

1 colher de amizade

1 xícara de compaixão

Modo de preparo:

Misture as duas colheres de alegria, com a de amizade, depois a de compaixão e misture bem, depois de 5 minutosa de inspiração e depois coloque em um potinho e carregue sempre com você.

Um comentário: