- Identificar características que levam à classificação de um gênero textual, no caso a receita
Material:
- Receita culinária"Espaguete com brócolis e tomate seco", sugerida no livro TP3- Gestar II;
- Receita de como passar de ano, escrita no quadro, pelo professor;
- Poemas de receitas do fascículo "Ler é Saber"-2008, como sugestões para os alunos.
Metodologia:
O professor entrega uma cópiada receita culinária e faz questionamento oral:
- O que é o texto recebido? Por quê?
- Quais são as principais características desse texto?
- Em que tempo e modo estão os verbos?
- Qual a finalidade de uma receita?
- Podemos usar uma receita com outra finalidade (diferente de ensinar a cozinhar) ?
Após o professor escreve no quadro a "receita" de como passar de ano e questiona:
- O que é esse texto?
- Podemos chamá-lo de receita?
- O que os dois textos têm em comum e o que tem de diferente?
- Qual a finalidade do texto 2, escrito no quadro?
Entrega então, os fascículos do "Ler é Saber"-2008, pede que abram na página 5 e leiam os poemas de receitas e usem como tema para criar uma receita. Orienta que a estrutura de receita culinária deve ser obedecida. O tempo e modo dos verbos também.
Descrição da aula:
Os alunos reconheceram de imediato o gênero receita. Como características principais, a divisão em ingredientes e modo de preparo. E a finalidade, ensinar outra pessoa a cozinhar.
Quanto a questão 5, "Podemos usar uma receita com outra finalidade ( diferente de ensinar a cozinhar)?
Os alunos ficaram em dúvida e a maioria disse que não. Contudo ao verem a receita de passar de ano, eles riram e reconheceram como uma receita.
Leram os poemas do fascículo e sugeriram outros, todos foram aceitos pelo professor. Os alunos escreveram suas receitas sem dúvidas quanto à estrutura e aos verbos. Seus questionamentos eram em relação aos ingredientes, queriam ser mais criativos. Cada um queria fazer a melhor receita.
Avaliação:
Os alunos não demonstraram dificuldade para identificar o gênero receita nem sua finalidade. Duvidaram que pudesse ser usada para outro fim, mas concordaram assim que leram a receita para passar de ano que estava escrita no quadro.
Trabalharam com entusiasmo e trocaram ideias. Vinha mostrar seguidamente, mas suas dúvidas eram se estavam indo bem e como ser mais criativos. Nenhuma dúvida quanto à estrutura ou emprego dos verbos. Analisando as receitas feitas por eles, fica claro o alcance dos objetivos. E destaca que o maior problema foi erro ortográfico.
Conclusão:
A aula foi muito divertida e todos participaram.
Receita criada pela aluna Marilce G. Santos da turma 614
Dor de amor
Ingredientes:
- Dipirona
- Colo de mãe
- Amigos
- Desabafar
- Lenço
- Não passar rímel
Modo de preparo:
Misture o primeiro ingrediente com o último, vá a casa de sua melhor amiha desabafe com ela, arrume-se bem e vá procurar a pessoa amada para tentar se reconciliar e conversar e assim curar sua dor de amor e não gastar todos os lenços do supermercado.
Receita criada pelo aluno Filipe
Receita da felicidade
2 colheres de alegria
2 colheres de inspiração
1 colher de amizade
1 xícara de compaixão
Modo de preparo:
Misture as duas colheres de alegria, com a de amizade, depois a de compaixão e misture bem, depois de 5 minutosa de inspiração e depois coloque em um potinho e carregue sempre com você.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir