domingo, 21 de junho de 2009

Gênero textual: Carta

Aplicação de aulas Gestar II - Professora Minéia
Gênero Textual:CARTA

- Na 1ª aula os alunos reescreveram seus textos biográficos e leram-nos em voz alta para os colegas. Os textos foram expostos num cartaz.
- Na 2ª aula, levei para a sala de aula cópias xerocadas da música “A carta”, de Benil Santos/Raul Sampaio, cantada por Erasmo Carlos e realizou-se a leitura silenciosa e oral do texto.
- Ao serem questionados quanto ao assunto do texto, autor e leitor, aspectos de construção dos sentidos, os alunos relataram que o texto tinha o “jeito” de ser uma carta, pois havia um homem declarando seu amor para uma mulher, sendo que foi o emprego dos pronomes pessoais que os levaram a identificar o emissor e o destinatário. Ao mesmo tempo, perceberam que o texto estava dividindo em “partes”, que classificamos como estrofes e que havia rimas. Alguns então classificaram o texto como poesia.
- Em seguida, coloquei o CD com a letra musicada e cantada e ficaram impressionados com o ritmo da canção e como o “autor” da música conseguiu expressar o amor do emissor da carta. As meninas relatavam oralmente seus versos preferidos. Todos cantamos a música:

A Carta
Erasmo Carlos
Composição: Benil Santos e Raul Sampaio

Escrevo-teEstas mal traçadas linhas
Meu amor!
Porque veio a saudadeVisitar meu coração
Espero que desculpes
Os meus errinhos por favor
Nas frases desta carta
Que é uma prova de afeição...
Talvez tu não a leias
Mas quem sabe até darás
Resposta imediata
Me chamando de "Meu Bem"
Porém o que me importa
É confessar-te uma vez mais
Não sei amar na vida
Mais ninguém...
Tanto tempo faz
Que li no teu olhar
A vida cor-de-rosa
Que eu sonhava
E guardo a impressão
De que já vi passar
Um ano sem te ver
Um ano sem te amar...
Tanto tempo faz
Que li no teu olhar
A vida cor-de-rosa
Que eu sonhava
E guardo a impressão
De que já vi passar
Um ano sem te ver
m ano sem te amar...
Ao me apaixonar
Por ti não reparei
ue tu tivestes
Só entusiasmo
E para terminar
Amor assinarei
Do sempre, sempre teu...
Escrevo-te
Estas mal traçadas linhas
Porque veio saudade
Visitar meu coração...(2x)




- Em lâmina, exibi uma carta para que percebessem seus elementos estrutura e linguagem. Comparamos ao texto “A carta” e perceberam que a música continha o “texto e a despedida” de uma carta, mas não os outros elementos (data, saudação, assinatura). Conversamos também sobre a evolução da carta para o e-mail e citaram as semelhanças entre os dois gêneros textuais.
- Combinamos nos comunicar por cartas com alunos de outra escola do município e solicitei que, aproveitando o texto biográfico que escreveram em aulas anteriores, produzissem uma carta a colegas dos quais entreguei os nomes a eles, fornecidos pela professora titular da turma. A combinação foi respeitarem a estrutura de uma carta e no texto desta falarem sobre si ao “amigo desconhecido”.
- As cartas foram produzidas em sala, lidas e corrigidas pela professora e reescritas em casa. No decorrer desta semana será feita a troca das cartas e os alunos poderão então respondê-las. O objetivo é dar continuidade ao projeto até o final do ano e fazer com que os alunos se conheçam pessoalmente.
A proposta de escrever com um objetivo real e concreto e de seu texto ser lido por alguém que não seja apenas a professora entusiasmou os alunos e proporcionou a mim, professora a sensação de que todos objetivos foram atingidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário