quinta-feira, 18 de junho de 2009

Gênero textual: Biografia

1) Leitura oral de algumas poesias de Carlos Drummond de Andrade e comentário sobre as mesmas.
2) Leitura da biografia de Carlos Drummond de Andrade e discussão sobre o texto, para fazerem perceber o que é uma biografia, sua estrutura e que esse gênero textual deve ser escrito em 3ª pessoa.
3) Cada aluno escreve dados biográficos sobre si mesmo.
4) Dinâmica: um aluno apresenta o outro usando a 3ª pessoa
5) Pesquisa de biografias de outros escritores.
6) Pesquisar dados sobre Lúcio Fleck
7) Como a biblioteca da escola trocará seu nome para Biblioteca Lúcio Fleck, os alunos produzirão uma biografia sobre ele.
Avaliação
O trabalho poderia ter sido melhor se dispuséssemos de mais tempo para a realizaçãodo mesmo e se tivéssemos mais material disponível sobre o autor.
Foi bom porque com certeza, os alunos sabem o que é uma biografia.
Escola: EMEF Pastor Rodolfo saenger
Nome: Stefany Eduarda Da Costa
Turma: 511
Biografia
Lúcio Fleck nasceu no dia 24 de abril de 1919, no município de Taquara Em Padilha (RS), onde cursou o primário. Cursou para professor e regente de música. Ns férias fez curso de catequista.
Em 1938 começou a dar aula em padilha. Depois em 1951 veio para Sapiranga onde foi encaminhado na posição de diretor para a escola Duque de Caxias.
Em 1959 entrou no magistério público Estadual, mas foi cedido para a rede particular.
Ele ficou 33 anos no cargo de diretor. Se aposentou em 1983.
Lúcio foi o único historiador da imigração alemã em Sapiranga. Ele escreveu muitos livros: A História de Sapiranga91994), Sereis Minhas Testemunhas (2001), A Saga do Vale (2001), Na Roda do Chimarrão, Desventuras de Imigrantes Alemães, Um Padilhano.
Hoje ele mora em um asilo e tem 90 anos, mas é muito lembrado em Sapiranga, porque o Centro Municipal de Cultura leva seu nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário