terça-feira, 16 de junho de 2009

Fábula: A cigarra e a formiga-TP3 (relatório das atividades em sala de aula)

O primeiro questionamento feito aos alunos foi sobre fábula: perguntei se eles lembravam o que é uma fábula. A maioria respondeu que era uma história em que os personagens eram animais. Alguns ressaltaram que os animais tinham"atitudes de gente" e outros lembraram que a fábula possuem moral.
Passei um pequeno conceito de fábula e em seguida perguntei quais as fábulas que eles lembravam. Citaram várias, mas ninguém lembrou da fábula que iríamos estudar. Entreguei o texto "A cigarra e as formigas-a formiga boa" e todos lembraram. Depois de lido, muitos disseram que preferiam a versão que já conheciam, em que a cigarra "se ferrava". Alguns portanto, acharam interessante a solidariedade e o reconhecimento da formiga de que a cigarra alegrava seus dias de trabalho.
Discutimos bastante sobre a questão, trabalho x lazer e a maioria concluiu que trabalho pode estar relacionado ao lazer, mas que precisamos nos desligar em alguns momentos.
Em seguida, lemos o segundo texto "A cigarra e as fomigas-a formiga má". A turma ficou dividida entre dar razão para a formiga ou para a cigarra. Muitos acharam que a cigarra realmente merecia este castigo por "não ter feito nada o tempo todo". Outros defenderam que a cigarra estava fazendo o que melhor sabia fazer: cantar. Os alunos criaram uma moral para cada história e depois responderam algumas questões de interpretação, embasados em tudo que já havíamos discutido. O terceiro texto foi entregue: "A cigarra e a formiga", alguns alunos reclamaramque era muito texto para ser lido e que já estavam cansados, mas leram da mesma forma.
Acharam interessante ser em forma de poesia e perceberam a sonoridade dos textos. Discutimos um pouco sobre trabalho e coisas que gostamos ou não de fazer. Alguns alunos comentaram que existem coisas que precisam fazer, mas que não gostam. Responderam algumas questões pessoais sobre gostar ou não do trabalho e depois receberam uma folha para responder sobre coisas que gostavam e que não gostavam de fazer, contendo quadros com as seguintes questões: "O que eu curto e faço"; "O que eu curto e não faço", "O que eu não curto e faço", "O que eu não curto e não faço". Das atividades realizadas essa foi a que mais gostaram e interagiram.
Todos queriam ver as respostas dos colegas e mostrar as suas. No geral, a atividade atingiu os objetivos, todos alunos realizaram as atividades sem apresentar muitas dificuldades e obtiveram pontos de vista diferentes sobre as fábulas.
Professora cursista: Sarah Terezinha Almeida de Oliveira
Série aplicada: 7ª
EMEF Maria Ruth Raymundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário