quinta-feira, 18 de junho de 2009

Descrição de atividade sobre o gênero textual Biografia

Primeiramente, no período de leitura da turma, levei para a sala de aula livros de poesia da coleção"Leitura em minha casa", contendo, além de textos poéticos, a biografia de cada autor. Os alunos leram em silêncio as poesias e, após um determinado tempo, solicitei que me dissessem se, além das poesias, era possível encontrar outro gênero textual naqueles livros. Alguns alunos citaram terem lido também textos que explicavam "coisas" sobre os poetas.
Alguns alunos leram os textos biográficos em voz alta para os demais e questionei-os sobre quais informações este texto trazia. Relataram que o texto trazia informações sobre a vida daqueles que escreveram as poesias do livro.
Coletivamente, analisamos as características dos textos, o que todos tinham em comum, como data de nascimento dos autores, naturalidade, gostos, dados familiares e, em alguns, a data de falecimento.
Na segunda aula iniciamos com uma dinâmica em que os alunos se organizaram em duplas e tiveram 5 minutos para conversarem e falarem sobre si para o colega. Em seguida, cada aluno teve um tempo para apresentar seu colega, percebendo assim a diferença da forma como falamos de nós e dos outros, sendo necessário usar a 3ª pessoa para falar do colega. Os alunos divertiram-se muito no decorrer da técnica e poucos foram os que sentiram-se inibidos ao falarem de si para o colega.
Para que compreendessem melhor a diferença do emprego da 1ª pessoa e da 3ª pessoa, solicitei que dois alunos fossem ao quadro e um deles escrevesse um pouco sobre sua vida, e em seguida, o outro lesse o que seu colega escreveu e então este falaria do colega.
Foi muito interessante, pois os alunos perceberam a diferença quando falamos de nós ou dos outros.
Na última aula, até a realização do relatório, solicitei que cada aluno escrevesse um texto biográfico sobre si mesmo, a partir das informações obtidas sobre o conteúdo e estrutura deste gênero textual, mas sugeri que fizessem uso da 3ª pessoa, como se estivessem falando sobre alguém que não fosse eles. Percebi que no decorrer da aula, que a maioria dos alunos não encontrou dificuldades durante a produção textual e todos compreenderam a forma de empregarem a 3ª pessoa, o que pensava que seria a maior dificuldade para eles. A leitura oral dos textos e reescrita será na p´roxima aula, não constanto o resultado neste relatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário