terça-feira, 23 de junho de 2009

RELATÓRIO DE ATIVIDADE – Gêneros textuais: Descobrindo os caminhos da poesia

RELATÓRIO DE ATIVIDADEGêneros textuais: Descobrindo os caminhos da poesia-
Professora cursista: Letícia de Aguiar

Dando prosseguimento as atividades do programa GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA, trabalhou-se com os trabalhos propostos na unidade 10, do livro AAA3. Foram envolvidas para este trabalho as turmas de 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental 28 de Fevereiro.
Para esta aula, preparou-se quatro pequenos textos com suas devidas interpretações: Um anúncio de classificado; Anúncio de Zoornal I; Criando classificado (retirado do livro “Classificados Poéticos”, de Roseana Murray); e anúncio de Zoornal (Come-vento, de Sérgio Caprelli).
Por se tratar de textos pequenos, foi de fácil aplicação e entendimento para os alunos. Cada texto foi trabalhado individualmente, com suas questões respondidas em conjunto (educador-educando).
Os educandos entenderam claramente o objetivo de cada texto, como, por exemplo, o texto Anúncio de Zoornal I, que se tratava de um macaco, e também o enriqueceram chegando à conclusão que ele tinha uma necessidade física, biológica, que era fome; o que era diferente do texto de Roseana Murray, onde a menina possuía uma necessidade psicológica, pois estava em fase de mudança, passando da infância para a adolescência, e tinha medo de perder as coisas boas que vivera nesta etapa de sua vida.
No decorrer do trabalho, os educandos demonstraram-se bastante envolvidos nas atividades propostas, relembraram músicas infantis e, até mesmo, fizeram as brincadeiras de roda citadas no texto de Roseana Murray.



Após todos os textos lidos e devidamente interpretados, passou-se então para a conclusão do trabalho, onde os alunos criaram seus próprios anúncios de classificados.
Para auxiliar nesta atividade e para que ficassem claro todos os itens que deviam conter em um anúncio, lemos os classificados de um jornal, anotando e percebendo todos os aspectos presentes, de forma a conquistar, cativar o leitor.
Foi bem interessante e teve-se um retorno bem satisfatório e positivo n a aplicação desta proposta de atividade. É uma forma que envolve a todos e chama a atenção de alunos que não estão acostumados a ler, não possuem o hábito de leitura e que acham chato este tipo de atividade. Foram bem criativos em seus trabalhos desenvolvidos e já esperam pela próxima atividade.
Estas atividades diferentes são formas que nos ajudam a resgatar os alunos para este mundo maravilhoso que é o da Leitura.







ATIVIDADES REALIZADAS PELOS ALUNOS – Criação de classificados





















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário